5.10.10

"Ou Mun Ian, Macaenses"


6 de Outubro
10h e 14h30
Auditório da Biblioteca Municipal de Fafe
Entrada livre

CHEONG Kin Man é natural de Macau. É licenciado em Estudos Portugueses pela Universidade de Macau e coordenador de projectos do Studio Nilau, grupo que integra estudantes e profissionais de várias áreas que trabalham questões culturais de Macau.

Desenvolveu e apresentou vários projectos na área do documentário centrados na diversidade cultural e na identidade das populações de Macau pelos quais tem recebido vários prémios, apoios e bolsas, nomeadamente, pela Universidade de Macau, Fundação Macau e Fundação Oriente.

A convite do Instituto Internacional de Macau está a produzir o documentário em vídeo sobre Macau antiga, baseado na narração do académico Henrique Rodrigues de Senna Fernandes (falecido na 2ª feira, dia 4).

É também o produtor de “Pateo do Mungo” apresentado em Macau, São Paulo, Brasil e Lisboa, e de “As fontes da Água de Macau”, documentário apresentado em Macau, Cantão, Taichung (Taiwan), China e Lisboa.

Desde o ano de 2009 promove “Ou Mun Ian – Macaenses” já apresentado no Brasil, em Macau e Portugal. É realizado em vários pontos no mundo onde se encontra a diáspora macaense (Brasil, Canadá, Estados Unidos e Portugal) nos quais foram entrevistadas mais de uma centena de personalidades sob a forma de História Oral. Tem como consultor cultural o Doutor Jorge A. H. Rangel, presidente do Instituto Internacional de Macau e da Sociedade Histórica da Independência de Portugal.

Com os devidos créditos ao Museu do Oriente transcrevemos:

«O documentário resulta da observação e investigação do autor, feita a partir de 2008, e de uma série de entrevistas, documentos e imagens (mapas, fotografias e vídeos) tendentes a construir a identidade das gentes de Macau e dos filhos da terra, ou seja, os Ou Mun Ian (os primeiros) e os Tou Sang, ou macaenses luso-asiáticos. Daí, o subtítulo do trabalho: “Diferentes interpretações da identidade dos Ou Mun Ian, após a primeira década de Região Administrativa Especial de Macau”.

Um tema tão actual quanto ainda recentemente o jornal South China Morning Post alertava para a ameaça que paira sobre a comunidade macaense, “habitantes originais que estão em risco de se tornarem uma espécie ameaçada”. De facto, os macaenses, mais de 100 mil na década de 60, do século passada, são hoje cerca de um quinto desse número.»

O Museu das Migrações e das Comunidades numa organização conjunta com o Cineclube de Fafe integra o percurso deste documentário em Portugal, procurando dar a conhecer a identidade de Macau. Com a presença de CHEONG Kin Man.

Uma boa sessão.

Sem comentários:

Enviar um comentário