20.12.09

Jardim do Calvário ou Passeio Público

A actual configuração do Jardim Público é o resultado da transformação de uma elevação morfológica designada por "Outeiro do Calvário", onde existiu uma pequena capela. A poente desenhava-se a Estrada Real Guimarães - Cavez, rasgada num "Vale de Estevas" e ladeada por um cais construído em 1838 e que hoje é conhecido por Arcada.

Aí foi crescendo um povoado à volta do qual se desenvolveu o actual Centro Cívico, objecto de remodelação recente, tendo como referentes alguns elementos de marcação simbólica do século XIX, onde os «brasileiros de torna-viagem» instalaram as sua moradias e uma burguesia cosmopolita de capitalistas, comendadores e barões circulavam, instituindo o lugar de elegância.

A transformação do Outeiro do Calvário em Jardim Público, aparece delineado numa planta da Vila com data de 1866, aparecendo referida, em Deliberação Municipal de 11/11/1889, a apresentação do seu projecto. A sua construção ficou a dever-se ao Comendador Albino de Oliveira Guimarães, tendo este assinado um contrato, em 2 de Março de 1890, com os mestres Domingues Fernandes e Francisco Cerdeira.

Com o surgimento de uma nova burguesia na segunda metade do Século XIX, o Passeio Público, passa a constituir-se como lugar de encontro e ócio, cumprindo uma função ideológica e simbólica para os que o frequentavam. Aí se comentam as últimas novidades ouvindo música tocada por bandas nos coretos e assistindo a representações teatrais e ao lançamento de fogo de artifício.

O jardim público de Fafe, com aspecto híbrido de Alameda, Parque Jardim Privado, é delimitado por grades de ferro, apoiadas em pilares de pedra e desenhado numa forma aproximadamente quadrangular. As escadarias de acesso com lanços laterais e pátio de acesso, gradeamento e portais, em ferro, simétricos, localizados nos lados nascente e poente, fazem dele um dos poucos exemplares de Passeio Público ainda existentes.
Este jardim mantém, ainda, as características estruturais e decorativas desde a sua fundação.

Sem comentários:

Enviar um comentário