20.12.09

Colecção Gérald Bloncourt

Gérald Bloncourt nasceu em 1926 e depois de ter sido expulso por razões políticas do Haiti onde vivia com seus pais exilou-se em França na década de 40. Permaneceu sempre sensível ao sofrimento daqueles que saem do seu país e chegam a um país que não é o seu, à procura de melhores condições de vida.
Foi colaborador no L’Humanité e no La Vie ouvrière, semanário da Confederação Geral do Trabalho Francesa, um poderoso sindicato francês criado em 1906, tendo publicado fotografias em vários jornais.
Estabeleceu contactos com os operários e criou laços com a comunidade portuguesa em França, o que o levou a partilhar e a registar em fotografia a sua vida quotidiana, sobretudo dos portugueses que se instalaram em Champigny e em Saint-Denis.
Em 2009 Gérald Bloncourt doa ao Museu das Migrações e das Comunidades, através do presidente da Câmara Municipal de Fafe - Dr. José Ribeiro - que se deslocou a França a convite de uma associação de emigrantes portugueses, uma colecção de 104 fotos a preto e branco sobre aquela realidade registadas nas décadas de 60 e 70.
Créditos fotográficos Manuel Meira / Câmara Municipal de Fafe

Sem comentários:

Enviar um comentário