23.12.09

Xornadas "A musealización das migracións: experiencias comparadas"

O Museu das Migrações e das Comunidades foi apresentado por Isabel Alves no passado dia 16 em Santiago de Compostela, nas Jornadas “A musealización das migracións: experiencias comparadas”, a convite do Consello da Cultura Galega e do Arquivo da Emigración Galega em colaboração com a Universidade de Santiago de Compostela.

As Jornadas decorreram nos dias 16 e 17 e foram apresentados os exemplos dos museus Memorial do Imigrante de São Paulo, A Casa do Emigrante Sueco em Växjö, A Casa do Emigrante Alemão de Bremerhaven e o Museu das Migrações e das Comunidades – Portugal, como exemplos práticos da musealização das migrações.

A sessão contou ainda com a presença da nossa maior autoridade em migrações - doutora Maria Beatriz Rocha-Trindade da Universidade Aberta – que integra o conselho científico do nosso Museu, assim como, do doutor Fernando Devoto da Universidade de Buenos Aires que abordaram aspectos teórico e práticos da musealização das migrações.
No final da sessão foi reconhecida pelos presentes a perspectiva inovadora de trabalhar os fenómenos migratórios do Museu das Migrações.

Sem comentários:

Enviar um comentário