8.8.12

15.º Encontro Europeu de Jovens Lusodescendentes


Fafe recebeu no passado dia 3 o 15.º Encontro Europeu de Jovens Lusodescendentes, que se realizou nas cidades de Braga, Fafe, Guimarães e Vila Nova de Famalicão entre o dia 30 de Julho e 4 de agosto. O Encontro é organizado anualmente pela Coordenação das Colectividades Portuguesas em França (CCPF) e decorre sempre em diferentes distritos portugueses. O objectivo é reunir jovens de diferentes países europeus, para que possam partilhar as realidades associativas dos diferentes países de origem, e conhecer melhor o país de origem dos seus antepassados, as suas raízes.

Este é já o terceiro ano que o Município de Fafe colabora com a Coordenação das Colectividades Portuguesas em França na organização de um dia passado nesta cidade, na descoberta da história da emigração portuguesa, da cidade e das suas especificidades e da história que nos une.
O grupo que este ano descobriu Portugal, integrou jovens lusodescendentes de França, Estados Unidos da América, Haiti, Luxemburgo e Suécia. O programa do dia 3 incluiu uma especial visita ao Museu das Migrações e das Comunidades, ao Museu de Imprensa e um percurso pelo centro histórico de Fafe, terminando a manhã com uma visita ao belo Teatro Cinema, visita brindada com um inesperado momento musical de Adelino Sousa o animador cultural que acompanhou os jovens, radicado em França, e Débora Arruda, açoriana e professora de português em França, membro da CCPF.

A tarde iniciou na Sala Manoel de Oliveira com a Cerimónia Oficial de encerramento deste 15.º Encontro de Lusodescendentes, sessão que contou com a presença do Executivo do Município, com o responsável da Caixa de Crédito Agrícola, e com o Director Executivo da ADRAVE, que apoiaram a realização do encontro, assim como, com a participação de Marie-Hélène Euvrard, vice-presidente da CCPF.

Neste espaço decorreu ainda a exibição do documentário ‘Transbordados: de Arões para a Europa’ de Tiago Moreira, (produção ADISFAF) que inclui testemunhos de portugueses que partiram para França nos anos 60 e 70, assim como, a visão dos jovens que no presente se questionam perante a possibilidade de emigrar. A sessão foi seguida de uma tertúlia na qual se trocaram ideias sobre questões de identidade e de pertença. De assinalar que todos os jovens lusodescendentes do grupo falavam português e demonstravam uma enorme vontade de conhecer Portugal. Estes jovens tinham diferentes histórias de vida e diferentes contextos, pois os seus pais emigraram de diferentes pontos do país; uma das jovens é descendente de pais e avós maternos naturais de Silvares S. Martinho, Fafe.




O dia terminou com uma visita ao Museu do Moinho e do Povo de Aboim, seguida de uma visita e prova de vinhos à empresa “Vinhos Norte”. Um dia pleno de descobertas, encontros e partilhas.
 

O programa deste dia 3 contou com o apoio da ADISFAF, da ADRAVE, do Cineclube de Fafe, da Junta de Freguesia de Aboim, da Junta de Freguesia de Silvares S. Martinho e da empresa Vinhos Norte.

Sem comentários:

Enviar um comentário