17.5.11

Dia Internacional dos Museus - Museu e Memória

O Município de Fafe através dos seus Museus vai integrar as comemorações do Dia Internacional dos Museus (18 de Maio) que se realizam um pouco por todo o mundo. No ano de 2010, o Dia Internacional de Museus obteve uma participação recorde com a adesão de quase 30 mil museus em mais de 95 países.


O Dia Internacional dos Museus é celebrado no dia 18 de Maio desde o ano de 1977, por proposta do ICOM – International Council of Museums (Conselho Internacional de Museus) e todos os anos estas celebrações abordam internacionalmente um tema diferente. Este ano as actividades são dedicadas ao tema “Museu e Memória”. De acordo com o ICOM, “os museus armazenam memória e contam histórias, tendo inúmeros objectos em suas colecções que são referência para a memória das comunidades. A celebração do Dia Internacional de Museus 2011 propiciará aos visitantes a oportunidade de descobrir e redescobrir a memória individual e colectiva.”

Neste âmbito é promovida uma visita temática guiada ao centro histórico da cidade intitulada “Esta é a minha Villa”, para explorar a pé alguns aspectos mais importantes do património histórico da cidade, outrora Villa de Fafe, através de testemunhos de uma memória quase perdida – as casas, os nomes e ruas de outro tempo. A chegada da luz eléctrica à Villa, a primeira frota de táxis e os primeiros automóveis, a presença do rei D. Carlos antes do regicídio e os jardins de séculos passados. O percurso inclui a alusão a factos, personalidades, objectos e documentos que se encontram nos museus do Município - Museu do Automóvel, Museu Hidroeléctrico de Santa Rita, Museu da Imprensa e Museu das Migrações e das Comunidades - despertando deste modo o interesse para a História e sensibilizando para a Memória que os objectos preservam e da importância de a conhecer, partilhar e preservar.

Toda a comunidade, as associações locais e escolas são convidadas a participar neste espaço de partilha e de construção da memória histórica. A visita guiada é dirigida a todos os públicos. Será efectuada uma visita pela manhã, às 10 horas e outra da parte da tarde, pelas 16horas, a iniciar no Edifício da Casa Municipal de Cultura.

Os objectos contam a nossa história. Venha ao museu, celebre connosco o Dia Internacional dos Museus e usufrua do património que também é seu!

Sem comentários:

Enviar um comentário