6.2.11

Filhos(as) da Emigração / Imigração Portuguesa

Divulgamos o programa da Conferência "Filhos(as) da Emigração / Imigração Portuguesa", que se realizará no próximo dia 24 de Fevereiro, no Instituto Francês de Portugal, Lisboa.

A conferência apresenta as seguintes questões centrais para debate e reflexão:

- Como são negociados os sentidos de pertença e as estratégias de representação por parte dos descendentes de e/imigrantes, considerando os seus relacionamentos identitários (nacionais/étnicos) e sociopolíticos (multi/interculturais)?

- Que estratégias identitárias desenvolvem e como as expressam face à invisibilidade/visibilidade no espaço público?

- Que estratégias identitárias e formas de participação activa desenvolvem no seu quotidiano (e.g. associativismo, grupos culturais/recreativos, grupos de lobby, movimentos virtuais, redes transnacionais, etc.)? Estas opções apontam para a participação plena na sociedade ou funcionam como escudos protectores alicerçados na preservação etno-cultural? E como se expressam face à invisibilidade/visibilidade no espaço público?

- Que aspectos e dimensões sobressaem na investigação científica sobre os percursos de integração e de socialização dos descendentes de e/imigrantes?


PROGRAMA
14:30 Abertura
Maria Isabel João – em representação da coordenação científica do CEMRI – UAb

14:45-16:45
Painel 1: Descendentes da emigração portuguesa
Moderação: Jean Gomes (Observatório dos Luso-Descendentes)
“Neste país, ser português também e ser canadiano”: as negociações identitárias dos luso-descendentes no Canadá multicultural – João Sardinha (CEMRI – UAb)

Tendências na identidade dos luso-venezuelanos – António Xavier (CIDEHUS - UÉvora)
Consumo mediático e identidades dos luso-descendentes em França – José Ricardo Carvalheiro (LAB-COM – UBI)

Estratégias culturais e identitárias de luso-descendentes em França: um olhar a partir da Associação Cap Magellan – Liliana Azevedo (Associação Cap Magellan)

Comentário: Maria Beatriz Rocha Trindade (CEMRI – UAb)

Debate
16:45-17:00 Pausa
17:00-19:00

Painel 2: Descendentes da imigração portuguesa
Moderação: Ricardo Campos (CEMRI – UAb)
Desafio para a inclusão dos descendentes de imigrantes africanos em Portugal – Beatriz Padilla (CIES – ISCTE)


“Isto é um projecto de vida!” – Práticas associativas de descendentes de imigrantes africanos – Rosana Albuquerque (CEMRI – UAb)

"A minha mãe sempre nos incentivou a participar e a fazer trabalho cívico": trajectórias de participação cívica de jovens de origem são-tomense em Portugal – Sónia Ramalho (CRIA - FCSH / UNL)

Estratégias culturais, identitárias e de inserção dos jovens ucranianos em Portugal – Pavlo Sadokha (Associação dos Ucranianos em Portugal)

Comentário: Fernando Luís Machado (CIES – ISCTE)
Debate
19:00 Encerramento

Evento com organização e apoios da Universidade Aberta / Centro de Estudos das Migrações e das Relações Interculturais (CEMRI), Fundação para a Ciência e a Tecnologia, Alliance Française e Institut Français du Portugal. Mais informações em http://www.univ-ab.pt/cemri

Sem comentários:

Enviar um comentário