18.11.11

Cinquentenária da Emigração Portuguesa para França

A Câmara Municipal de Fafe através do Museu das Migrações e das Comunidades e em parceria com o Cineclube de Fafe vai levar a cabo um programa de actividades para assinalar os 50 Anos de Emigração para França 1961-2011.
Como paralelamente estarão a decorrer as VI Jornadas de Cinema e Audiovisual, subordinadas ao tema “Património Material e Imaterial”, promovidas também pelo Cineclube de Fafe, conjuntamente com a Autarquia, o programa das Comemorações do Cinquentenário privilegia a 7ª Arte, sendo o Património o tema a partir do qual se estruturam estes dois eventos.


O programa inicia com a exibição do filme “Cinco dias, Cinco noites”, dirigida em particular à comunidade educativa (3º Ciclo), a decorrer nos dias 23, 24 e 25 de Novembro. Estas sessões realizar-se-ão nos Agrupamentos de Escolas de Arões, Padre Joaquim Flores e na Sala Manoel de Oliveira para os aklunos da Escola Secundária de Fafe.


O filme a exibir - “Cinco dias, Cinco noites”- é baseado num romance de Manuel Tiago - Em Portugal dos finais dos anos 40, André, de 19 anos, vê-se obrigado a abandonar o país depois de fugir da prisão. No Porto, uns amigos apresentam-lhe um passador, contrabandista que conhece bem a fronteira de Trás-os-Montes. Ao longo de cinco dias e cinco noites, atravessando montes e vales, escondem-se da guarda e da polícia política com a ajuda de muitos conhecidos do passador e os dois homens vão-se conhecendo melhor um ao outro. Dois mundos diferentes irão ligar-se num sentimento de grande amizade e admiração.

Aberta ao público em geral e com entrada gratuita, será a sessão do dia 24 de Novembro (5ª feira), a realizar no Auditório da Biblioteca Municipal de Fafe, pelas 15 horas, onde será exibido um filme documental sobre a Emigração Portuguesa para França, nos anos 60 e 70.

Todas as sessões terão entrada gratuita. Contamos com a presença e participação de todos.

Sem comentários:

Enviar um comentário