28.11.11

Cinquentenário da Emigração Portuguesa para França em Viana do Castelo



A exposição da colecção de fotografia de Gérald Bloncourt, do Museu das Migrações, patente em Viana do Castelo para as Comemorações do Cinquentenário da Emigração Portuguesa para França. Os dicos de vinil, os documentos oficiais de emigração do Arquivo Municipal de Viana e a mala de cartão cedida pelo Museu Memória e Fronteira, de Melgaço - em parceria foi possível reconstituir o percurso temporal e histórico deste ciclo de emigração.




Presença da Câmara (mairie) da cidade de Colombes, França, e da Association Poesia, Colombes, que proporcionou aos presentes poesia portuguesa... em francês.




Beatriz Rocha-Trindade - primeira conferencista das 'Conferências do Cinquentenário', com uma brilhante intervenção sobre a Emigração Portuguesa em França.


A presença do Consulado de França, através da presença da cônsul Aude de Amorim, na abertura das Comemorações do Cinquentenário, pelo Presidente da Câmara Municipal de Viana do Castelo, pelo coordenador científico do evento Prof. Dr. Albertino Gonçalves. Presentes também, em representação dos dois municípios parceiros das Comemorações, a Vereadora da Cultura da Câmara Municipal de Melgaço e a Coordenadora do Museu das Migrações e das Comunidades, Câmara Municipal de Fafe.

Sem comentários:

Enviar um comentário