19.4.11

Dia da Comunidade Luso Brasileira

Exposição “Portugal-Brasil: Paisagens brasilianas e Fafenses Brasileiros de Torna-Viagem
A Câmara Municipal de Fafe promove no próximo dia 21 de Abril uma exposição evocativa do Brasil e da chegada dos portugueses a terras de Vera Cruz.
Esta exposição é realizada no âmbito da programação anual do Museu das Migrações e das Comunidades e assinala o Dia da Comunidade Luso Brasileira (22 de Abril), evocativo da data do encontro da expedição dos portugueses com a terra e as gentes além-mar, que se viria a manter ao longo dos séculos. Esta data foi criada em 1967 pelos dois governos - Portugal e Brasil -, foi instituída pelo senador brasileiro Vasconcelos Torres e deveria ser comemorado nos dois países, já que é nesse dia que se celebra o “achamento do Brasil”.

A exposição “Portugal-Brasil: Paisagens brasilianas e Fafenses Brasileiros de Torna-Viagem”, integra um conjunto de retratos da autoria do artista plástico Luís Gonzaga, que nos situa a ligação de Fafe ao Brasil, em particular pela memória dos fafenses que emigraram para o Brasil durante o século XIX e inícios do século XX, e que no seu regresso edificaram a então Villa de Fafe – os fafenses “Brasileiros de Torna-Viagem”.
Estarão patentes ao público, reunidos pela primeira vez à luz desta ligação emblemática ao Brasil, a colecção das telas do acervo do Município que representam os “ilustres emigrantes brasileiros”, que, desde o início do século XIX edificaram palácios, casas apalaçadas e palacetes, abriram ruas e praças re-desenhando a “cidade”. Os princípios e ideais de liberdade e de auxílio mútuo marcaram as suas vidas e levaram-nos à construção de edificações de cariz social – o Hospital de S. José (1858), o Asilo para a Infância Desvalida (1877) e o Asilo dos Inválidos (1906), a Escola de Conde Ferreira (1866) e a Escola Deolinda Leite (1892), a Igreja Nova de São José (1895) e a Confraria de são José ou da Misericórdia administradora do Hospital (1860). Construíram ainda o exótico jardim romântico do Calvário ou Passeio Público (1892), procurando imitar as metrópoles de além-mar, ainda hoje preservado e aberto ao público.

Em 22 de Abril de 1500 chegavam ao Brasil 10 naus e 3 caravelas portuguesas lideradas por Pedro Álvares Cabral. Traçando um arco temporal nas relações históricas dos dois países, a presente mostra integra ainda uma colecção de aguarelas da autoria do mesmo artista, representativa do “achamento” do Brasil. Estão representadas a paisagem, a flora, a fauna, o vestuário e as actividades tanto dos ameríndios, como dos colonizadores, dos séculos XVIII e XIX. A exposição de aguarelas patente nesta sala é acompanhada da emissão da leitura da carta de Pero Vaz de Caminha, narrada pelo escritor e actor José Rui Rocha.


A exposição inaugura dia 21 de Abril, pelas 17 horas, na Casa Municipal de Cultura e estará patente até ao próximo dia 13 de Maio. Uma excelente oportunidade de melhor conhecer as figuras que fizeram a História e a biografia dos fafenses que, em contexto de emigração e retorno edificaram a cidade, sendo ainda bem visíveis, como escreveu Miguel Monteiro, “os sinais de retorno de sucesso e as marcas expressas nas novas formas de capital social, cultural e simbólico”.


Sem comentários:

Enviar um comentário