19.4.10

Prémios Talento 2009

"A Secretaria de Estado das Comunidades está a receber candidaturas para os Prémios Talento 2009, que distinguem portugueses e luso-descendentes no estrangeiro em áreas desde o Desporto à Política, disse hoje fonte do gabinete do secretário de Estado.

Os Prémios Talento, que cumprem este ano a sua quarta edição, pretendem homenagear portugueses e luso-descendentes no estrangeiro que se tenham distinguido nas áreas de Artes do Espectáculo, Artes Visuais, Associativismo, Ciência, Comunicação Social e Desporto. Divulgação da Língua Portuguesa, Política, Humanidades, Mundo Empresarial e Profissões Liberais são as outras categorias em concurso.

Em declarações à Lusa, fonte do gabinete do secretário de Estado disse que esta iniciativa "tem cumprido o seu objectivo que é o de homenagear cidadãos portugueses que se destaquem no estrangeiro e, sobretudo, espelhar melhor em Portugal as mais valias que proliferam lá fora".

"Infelizmente, em Portugal, continua a prevalecer uma ideia errada sobre a realidade e as potencialidades das comunidades portuguesas", disse a fonte. Apesar disso, a mesma fonte admitiu que "melhorou" a forma como se encara os portugueses no estrangeiro, mas sublinhou que "ainda há muito a fazer". “Há milhares e milhares de portugueses talentosos por esse Mundo fora, conhecidos e aplaudidos por lá. Falta o palco nacional reconhecê-los. Além de os homenagear, o Governo pretende, simbolicamente, estimular e agradecer-lhes o quanto prestigiam o país e os nossos cidadãos”, referiu.

As candidaturas aos Prémios Talento 2009 podem ser apresentadas pelos próprios candidatos ou por terceiros e enviadas por correio para a Direcção-Geral dos Assuntos Consulares e Comunidades Portuguesas ou entregues em missões diplomáticas ou postos consulares. Um júri constituído por três pessoas para cada categoria irá seleccionar três candidaturas para cada categoria e determinar a vencedora.

As candidaturas serão admitidas até Junho e os vencedores serão anunciados em Julho durante uma gala que terá transmissão directa na RTP1, RTP Internacional e RTP África."

Sem comentários:

Enviar um comentário