12.1.10

"Le sault" de Christian de Chalonge




Exibição do filme "Le sault" (O salto) de Christian de Chalonge, França (1968) no encerramento da exposição “Le rêve portugais: 25 Ans d’ Immigration Portugaise en France” (O Sonho Português: 25 anos de imigração Portuguesa em França).

Ainda no âmbito desta iniciativa na sede da Junta de Freguesia de Arões está a ser exibido sob uma perspectiva pedagógica, o filme “Le sault” (O salto) de Christian de Chalonge, França (1968) para a comunidade educativa (3º Ciclo e Cursos EFA) em parceria também com o Agrupamento de Escolas de Arões.

“Le sault” (O salto) é um filme emblemático sobre a emigração portuguesa clandestina. Retrata de forma realista o crescente fluxo migratório, as condições em que partiam os emigrantes – a pé e em camionetas de carga - e a forma como eram recebidos em França. Para além da aproximação à nossa História recente, a abordagem desta realidade é também importante do ponto de vista social, basta referir os passageiros clandestinos em barcos sobrelotados à porta do espaço Schengen para lembrar toda a actualidade do fenómeno.

Com esta primeira obra o francês Christian de Chalonge representou França no festival de Veneza e viria a arrecadar, em 1968, o prestigiado Prémio Jean Vigo.

Serão ainda promovidas mais duas exibições para o público em geral – uma na sede da Junta de Freguesia de Antime no próximo dia 24 de Janeiro, domingo, pelas 15 horas e outra na sede da Junta de Freguesia de Arões S. Romão no próximo dia 22, sexta-feira, pelas 21 horas. No final das sessões será aberto um espaço de debate e troca de ideias. Aqui fica aqui o convite.

Sem comentários:

Enviar um comentário