27.1.10

Fim-de-semana com o Museu

Como agendado, encerraram este fim-de-semana as actividades levadas a cabo no âmbito das comemorações do Dia Internacional dos Migrantes - a exibição do filme “Le sault” (O salto) de Christian de Chalonge, França (1968) e a exposição “Le rêve portugais: 25 Ans d’ Immigration Portugaise en France” (O Sonho Português: 25 anos de imigração Portuguesa em França) - patente na sede de Junta de Freguesia de Antime e na sede de Junta de Freguesia de Arões S. Romão.

O filme foi exibido para a comunidade educativa em parceria com o Agrupamento de Escolas de Arões, e paralelamente, no auditório da Casa Municipal de Cultura de Fafe a pedido de alguns docentes. O filme “Le sault” (O salto) além de ser um documento histórico valioso é uma obra de arte cinematográfica que se encontra fora dos circuitos comerciais.

As sessões que decorreram este fim-de-semana, abertas ao público em geral, tiveram também grande adesão por parte do público que, no final das sessões, participou no debate promovido sobre a temática do filme – a emigração clandestina nos anos 60 para França – com questões, histórias de vida e testemunhos. Este trabalho do Museu, que conta com o apoio da Autarquia, fundamenta-se também na participação activa das pessoas que assim fazem o quotidiano e a nossa História. Esta participação, reconhecimento e estudo é condição estruturante para a construção de sociedades mais conscientes, principalmente no que diz respeito às gerações mais novas, muitas das vezes desconhecedoras deste momento tão importante da nossa identidade.
Créditos fotográficos Mariana Azevedo

Sem comentários:

Enviar um comentário