27.1.10

Fim-de-semana com o Museu

Como agendado, encerraram este fim-de-semana as actividades levadas a cabo no âmbito das comemorações do Dia Internacional dos Migrantes - a exibição do filme “Le sault” (O salto) de Christian de Chalonge, França (1968) e a exposição “Le rêve portugais: 25 Ans d’ Immigration Portugaise en France” (O Sonho Português: 25 anos de imigração Portuguesa em França) - patente na sede de Junta de Freguesia de Antime e na sede de Junta de Freguesia de Arões S. Romão.

O filme foi exibido para a comunidade educativa em parceria com o Agrupamento de Escolas de Arões, e paralelamente, no auditório da Casa Municipal de Cultura de Fafe a pedido de alguns docentes. O filme “Le sault” (O salto) além de ser um documento histórico valioso é uma obra de arte cinematográfica que se encontra fora dos circuitos comerciais.

As sessões que decorreram este fim-de-semana, abertas ao público em geral, tiveram também grande adesão por parte do público que, no final das sessões, participou no debate promovido sobre a temática do filme – a emigração clandestina nos anos 60 para França – com questões, histórias de vida e testemunhos. Este trabalho do Museu, que conta com o apoio da Autarquia, fundamenta-se também na participação activa das pessoas que assim fazem o quotidiano e a nossa História. Esta participação, reconhecimento e estudo é condição estruturante para a construção de sociedades mais conscientes, principalmente no que diz respeito às gerações mais novas, muitas das vezes desconhecedoras deste momento tão importante da nossa identidade.
Créditos fotográficos Mariana Azevedo

22.1.10

Visiting




Visita de estudantes da Escola Secundária de Fafe e da Escola Secundária da Póvo de Varzim no âmbito de um intercâmbio.

Créditos fotográficos - professor Carlos Afonso

21.1.10

Fafe - objecto de estudo

Fafe foi apresentado na segunda parte do "II Coloquio Internacional de Vigo sobre Paratraducción" em Novembro último por Luisa Langford Correira dos Santos, doutoranda do Grupo de Investigação T&P na Universidade de Vigo e docente do ISCAP com a comunicação "Paratranslation of the urban space in Fafe. An example of microcosmopolitanism".
O vídeo na TV da Universidade de Vigo (Uvigo.tv) aqui

13.1.10

Sismo no Haiti

A pátria de Gérald Bloncourt está em ferida.
No blogue de Bloncourt, haitiano exilado em França desde a década de 40, encontramos um pedido de solidariedade e uma lista (incompleta):
"Les immeubles qui sont écroulés sont le Palais National, les Ministères du Commerce et de l’Industrie, des Finances, des Affaires Etrangères, le Parlement, l’Hôtel Castel, l’Hôtel Christopher qui est le siege de la MINUSTAH, le supermarché Caraibéen Market, l’institut d’école congréganiste Sainte Rose de Lima ou Mère Lalue, l'Ecole Normale Superieure les lycees Jn Jacques Dessalines et Marie Jeanne. L'ecole Academie Diplomatique du prof. Regis.".
Aí encontramos também várias imagens do Haiti.

Enviamos um voto de pesar pelo património que desaparece para sempre, pela perda incomensurável das vidas humanas que pereceram e pela dor que assola o país e em particular as comunidades haitianas espalhadas pelo mundo.

12.1.10

"Le sault" de Christian de Chalonge




Exibição do filme "Le sault" (O salto) de Christian de Chalonge, França (1968) no encerramento da exposição “Le rêve portugais: 25 Ans d’ Immigration Portugaise en France” (O Sonho Português: 25 anos de imigração Portuguesa em França).

Ainda no âmbito desta iniciativa na sede da Junta de Freguesia de Arões está a ser exibido sob uma perspectiva pedagógica, o filme “Le sault” (O salto) de Christian de Chalonge, França (1968) para a comunidade educativa (3º Ciclo e Cursos EFA) em parceria também com o Agrupamento de Escolas de Arões.

“Le sault” (O salto) é um filme emblemático sobre a emigração portuguesa clandestina. Retrata de forma realista o crescente fluxo migratório, as condições em que partiam os emigrantes – a pé e em camionetas de carga - e a forma como eram recebidos em França. Para além da aproximação à nossa História recente, a abordagem desta realidade é também importante do ponto de vista social, basta referir os passageiros clandestinos em barcos sobrelotados à porta do espaço Schengen para lembrar toda a actualidade do fenómeno.

Com esta primeira obra o francês Christian de Chalonge representou França no festival de Veneza e viria a arrecadar, em 1968, o prestigiado Prémio Jean Vigo.

Serão ainda promovidas mais duas exibições para o público em geral – uma na sede da Junta de Freguesia de Antime no próximo dia 24 de Janeiro, domingo, pelas 15 horas e outra na sede da Junta de Freguesia de Arões S. Romão no próximo dia 22, sexta-feira, pelas 21 horas. No final das sessões será aberto um espaço de debate e troca de ideias. Aqui fica aqui o convite.

10.1.10

Fotografar a emigração nos anos 80

© António Pedro Ferreira

Segunda escolha de António Pedro Ferreira, fotojornalista do Expresso, apresentado na [Kgaleria], Bairro Alto, Lisboa.

O Salto de um fotógrado enquanto jovem

O que leva um médico recém-nascido a abandonar o berço da Pátria e a refugiar-se em Paris na Casa de Portugal? A desilusão de um país adiado, o engano na escolha do canudo, ou a coragem de finalmente poder fugir com a amante? Entenda-se: a fotografia. Está ultima hipótese é a mais considerada em círculos próximos e amigos do António Pedro Ferreira.

Esta fuga reporta a 1982 e estende-se até 84, o período sabático que esse jovem médico com a cabeça na fotografia permaneceu em Paris atrás de emigrantes portugueses, à procura de um conjunto de imagens que pudesse testemunhar e entender socialmente os seus conterrâneos emigrados. A aventura foi possível graças a uma parca bolsa da Secretaria de Estado da
Cultura, ao apoio de amigos que então estudavam em Paris, a um impulso próprio dos apaixonados: uma urgência em pegar na Leica M4 e ir em busca de uma história, de um discurso visual. (...)

Excerto do texto de Luiz Carvalho publicado aqui.

Saudade

Miguel Monteiro faria hoje 55 anos.
Parabéns mestre.
Abraçamos-te.

Créditos fotográficos Pompeu Miguel Martins in Máquina Royal.